Entre os dias 11 e 13 de julho de 2024, no marco da 50ª edição da Expoleite, o Museu Imigrante Holandês (MIH) levou até o Parque de Exposições da Capal uma exposição que apresentou a história da pecuária leiteira na Colônia Holandesa de Arapoti. Em seu conteúdo, foram evidenciadas as condições que levaram os imigrantes a investir na agropecuária, as cooperativas que ofereceram infraestrutura para a produção e as técnicas de manejo empregadas no decorrer das últimas décadas.

Isso tudo foi apresentado de maneira que os visitantes pudessem conhecer e se reconhecer na exposição. A qual ainda contou com objetos históricos pertencentes ao acervo do MIH, como ferramentas e demais utensílios utilizados no manejo do gado leiteiro, tornando a exposição atraente para as diferentes faixas etárias que circularam pelo estande em grande volume durante os três dias de evento.

Contando com a consultoria da empresa Viés Cultural – Museologia e Patrimônio, todos os setores do Museu Imigrante Holandês (MIH) atuaram no desenvolvimento da exposição, que abordou o tema inédito. A pesquisa histórica apontou marcos importantes da trajetória da pecuária leiteira na colônia holandesa de Arapoti e coletou relatos de pecuaristas locais a respeito das mudanças ocorridas  a partir do desenvolvimento tecnológico no setor. A curadoria fotográfica selecionou no acervo histórico do MIH registros desse processo e de inúmeras edições da Expoleite.

Sendo uma realização da Capal Cooperativa Agroindustrial, a exposição temporária contou, ainda, com o patrocínio da empresa Alta Genetics e a aplicação de verbas da Lei de Incentivo do Governo Federal. Dentre os fornecedores pudemos contar com a atuação da Aeropix Publicidade, Sutil Movelaria e LEK Comunicação Visual.

Você conhece o Museu Imigrante Holandês? Para saber mais, acesse as nossas redes sociais ou entre em contato pelo telefone (43) 9 8831-7611.

Instagram: @museu_imigranteholandes; Facebook: @museuimigranteholandes; Site: www.museuimigranteholandes.com.br