No dia 04 de março de 1977, Arapoti era o destaque da segunda página do jornal O Estado do Paraná, impresso em Curitiba e distribuído para as mais diversas regiões do Estado. E não seria a única vez naquele que foi o ano em que a cidade entrou mais uma vez no mapa das catástrofes naturais, tendo sofrido com uma intensa tempestade de granizo que ficou cravada na história regional. 

Pois bem, isso é conversa para um próximo momento. O que de fato o jornal noticiava na data acima era a realização da 11ª edição da “Exposição Feira Especializada de Gado Leiteiro” de Arapoti, organizada pela Cooperativa Agropecuária de Arapoti Ltda (CAPAL) e que congregava os criadores locais. 

Com mais de uma década de realização, o evento já podia ser considerado consolidado. Portanto, a novidade daquele ano era o reconhecimento do Governo do Estado, que na ocasião oficializou tal exposição como um encontro de nível “Regional”, dada a sua crescente relevância, passando a integrar os pecuaristas das colônias vizinhas (Carambeí e Castrolanda). Tendo ocorrido no dia 19 de fevereiro de 1977, a exposição congregou inúmeras autoridades, como presidentes de outras cooperativas, políticos locais, representantes dos municípios vizinhos e até do governo estadual.

Realizado no armazém da Capal em 1977, o evento de grandes proporções que conhecemos atualmente como “EXPOLEITE”, já contava com aproximadamente 190 animais. Ou seja, pode-se entender que o fato da região dos Campos Gerais do Paraná ser reconhecida como uma das maiores bacias leiteiras do país, se deve ao processo de seleção genética e aprimoramento das técnicas agropecuárias que vêm sendo feitas há décadas. 

É através de documentos históricos como o apresentado acima, presentes no acervo do Museu Imigrante Holandês, que muitos relatos como esse podem ser escritos, possibilitando à comunidade um contato maior com a sua cultura. Preservar o patrimônio histórico e fortalecer museus e instituições de pesquisa, é um compromisso com as futuras gerações.

 

Osvaldo Matos
- Historiador e Coordenador do MIH